Atuação - O Consumidor Livre

As vantagens do poder de escolha.

Como ser um Consumidor Livre - os prós e os contras de poder escolher como contratar a energia para consumo.

O consumidor de energia elétrica não tem nenhum ganho de facilidade quando se torna um Consumidor Livre. No entanto, tem três benefícios essenciais para a melhoria da performance e rentabilidade de seu negócio:

  • Economia
  • Poder de decisão
  • Previsibilidade Orçamentária

O consumidor para se tornar livre, obter economia na conta de energia e poder traçar uma estratégia de acordo com os objetivos da empresa, precisa se enquadrar em uma dessas condições:

CONSUMIDOR LIVRE

Quem é?

Que demanda contratada igual ou superior a 3,0 MW, conexão em tensão igual ou maior do que 69 kV (se o consumidor for conectado ao sistema em data anterior a 7/7/1995; caso a conexão seja em data posterior não há o requisito de tensão).

Quem vende?

Pode adquirir energia de qualquer fonte de geração, incluindo as maiores hidrelétricas do país e as mais modernas usinas térmicas e eólicas.

 

CONSUMIDOR LIVRE ESPECIAL

Quem é?

- Demanda contratada igual ou superior a 0,5 MW (individual ou somatório de unidades.

Quem vende?

O consumidor especial pode negociar e adquirir somente energia gerada por fontes alternativas (hidrelétricas de pequeno porte, termelétrica movida a biomassa, fontes eólicas...)

Incentivo

A energia de fonte alternativa recebe um desconto no fio (TUSD) que pode ser de 50 ou 100%.

Para uma empresa entrar no mercado livre de energia, precisa se tornar agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), trabalho que pode ser executado por uma empresa gestora de energia elétrica, como a RENAULT ENERGIA.

voltar ao topo